Realização: Companhia Transitória

de 26 de março a 06 de abril de 2014 [ Teatro Universitário de Curitiba - Galeria Júlio Moreira s/nº - Largo da Ordem ]

sábado, 16 de março de 2013

Sobre o CPC


A Companhia Transitória apresenta, dentro do Festival de Curitiba, a 6ª edição do Coletivo de Pequenos Conteúdos (CPC) - mostra de espetáculos de curta e média duração - que tem por objetivo criar um espaço de encontro, experimentação e discussão de artistas/companhias/grupos de teatro. A ideia é proporcionar um espaço democrático e artístico para o compartilhamento de propostas estéticas em espetáculos de curta e média duração em um único local, no caso o Teatro Universitário de Curitiba (TUC). A mostra reúne artistas/companhias/grupos que desenvolvem um trabalho continuado de pesquisa e criação teatral das mais variadas gerações do teatro curitibano e proporciona ao público visões diversificadas da estética da cena contemporânea.

A trajetória do coletivo iniciou em 2009. Foram 04 dias de evento, 16 apresentações das companhias participantes e um público total de quase 2.000 pessoas que passaram pelo TUC nos dias do Coletivo. A iniciativa foi muito bem recebida tanto pelo público quanto pela mídia especializada, resultando no grande sucesso da segunda edição. Tanto imprensa como novos grupos teatrais integraram o Coletivo em 2010. Sucesso de público e críticas, confirmado pelos veículos especializados tanto do estado do Paraná quanto do Brasil (destaque para Folha de São Paulo e Gazeta do Povo). Devido a excelente repercussão na mídia especializada e do público que prestigiou a mostra, a procura pela segunda edição do CPC foi grande. Prezando em manter a qualidade artística que o originou, a organização do mesmo decidiu estender a mostra para todos os dias do festival iniciando no dia 17 de março de 2010 com a participação de 9 grupos. 

Em 2010 o CPC expandiu seus horizontes e se destacou na programação do Festival de Curitiba. Ocupando todos os dias do evento, no TUC, a segunda edição contou ainda com a participação do espetáculo “Há um crocodilo dentro de mim” da Lasnoias Cia., de São Paulo. Além do grupo paulista, os espetáculos de Curitiba também foram destaque, sendo amplamente comentados e elogiados pela mídia.

Em 2011 não foi diferente. A proposta foi dar continuidade a esse trabalho durante todos os dias do festival, contando com o mesmo espaço das edições anteriores. O TUC tornou-se o palco ideal para a apresentação dos espetáculos de curta e média duração, onde o destaque ficou para a construção de um olhar renovado e contextualizado sobre as artes cênicas contemporâneas. E o projeto não parou por aí. Visando dialogar com a variedade artística que o Festival de Curitiba propõe incluímos uma diversidade maior de linguagens para a 3ª edição como: música, artes visuais (instalação), performance e teatro de rua como gêneros aglutinadores do coletivo. 

A abertura do 3º CPC ficou por conta da Banda mais bonita da cidade, que é formada por músicos residentes e influenciados por Curitiba e explodiu na internet com o hit “Oração”. Clipe lançado no CPC. As artes visuais entraram para o CPC através da instalação “Faces de Ofélia” da artista Gabriela Fregoneis. A instalação foi feita em uma sala na galeria do TUC. O trabalho de rua ficou por conta do “Espaço Outro”. Uma peça de teatro com estrutura peculiar, realizada pela ACRUEL Companhia, em praças públicas de grande movimento. 

Os artistas/grupos que integraram a edição de 2012 do Coletivo de Pequenos Conteúdos foram: Leo Fressato + Ana Larousse, Companhia CafécomLeite, O Estábulo de Luxo / Selvática Ações Artísticas, ACRUEL Companhia, Naco de Víbora Companhia de Artes / Selvática Ações Artísticas, Cia Teatral Baba de Anjo, Candumbá – Xirê, Companhia de Bife Seco, Ktito e Banda. 

A cada ano que conseguimos realizar a mostra do CPC, sempre temos agradáveis surpresas. Conquistamos mais público, ganhamos mais credibilidade; crescemos, enquanto coletivo e enquanto artistas. Temos contatos com a “nova” e até mesmo a “velha” geração, que vem nos presentear com adoráveis tramas, seja o segmento que for. A surpresa é sempre muito grande e o saldo no final é sempre positivo, de uma forma ou de outra. Para integrar esse time, na 5ª edição do CPC, em 2013, contamos com a participação dos grupos: FALA Companhia de Teatro, Grupo VEREDA, Mataveri Cultural, Minha Nossa Cia. de Teatro, Núcleo Móvel de Investigação Cênica, O Estábulo de Luxo/Selvática Ações Artísticas, Papa Joana e Red Foot.

Acompanhe a programação 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário